
Valorização da Cultura Terena - Miranda MS
Compartilhe
O inicio de minha parceria com a Denise do IPEDI foi com este projeto, Foram 03 meses de atividades, indo 03 vezes por semana na aldeia. Projeto Valorização da Cultura Terena.
O trabalho na comunidade foi uma forma de ir me encontrando também na fotografia e como pessoa, já tinha o lado educacional um pouco desenvolvido, precisava aliar tudo isso, pois havia feito um curso chamado Perseguindo Fotografias Verdadeiras onde aprendi que para se conseguir uma boa fotografia e uma boa história teria que conhecer o fotografado durante o processo de fotografar, conviver ali durante um tempo, ficar meio que conhecido para que ele permitisse a minha presença e não se sentisse envergonhado.
Quando iniciei eu decidi acompanhar o projeto todo, os três meses, indo em praticamente em todas as aulas, e sabia que tinha que me aproximar das crianças para poder ter uma boa fotografia, porque quando eu levantava a câmera elas viravam o rosto, sorriam e tampavam o sorriso e viravam a cara. Então baixei a câmera e comecei a interagir conversando, ou as vezes só olhando, mas estando ali presente. Nos primeiros dias praticamente não fiz fotos.
Com essa interação aos poucos fui fotografando e eles foram se acostumando comigo e então as fotos foram acontecendo. O primeiro projeto foi um desafio e tanto, mas o resultado valeu a experiência.
Este primeiro trabalho com o IPEDI teve um impacto muito positivo em minha fotografia, você passar um período ali quase que diário pra fazer com que suas fotos conte uma história que que também traga algo de bom para aquela comunidade, foi gratificante.
Vejam algumas imagens desse projeto.